site do Governo de São Paulo
Quem Somos
  Perfil e histórico
Secr. Desenvolvimento
Parcerias
Departamentos
Etecs
  Cursos
Escolas
Vestibulinho
Provas e Gabaritos
Projetos
Enem
Regimento Comum
Fatecs
  Cursos
Faculdades
Vestibular
Provas e Gabaritos
Projetos
Enem
Ensino Básico
Pós-graduação
  Geral
Lato Sensu
Stricto Sensu
Ensino a Distância
Trabalhos Acadêmicos
Avaliação
  SAI
Projeto Caminhar
Produção Didática
  Livros e Software
Guia da Internet
Publicações GID
Notícias
  Releases
Clipping
Capacitações
Licitações
  Concorrência Pública
Convite
Pregões
Tomadas de Preços
   
Fale Conosco
   
 
Alunas da Etec Getúlio Vargas vencem a Febrace

22/3 - Muita criatividade e consciência ambiental, estes foram os elementos que as alunas Tayla Cardoso, Alannah Siqueira e Isabel Brito trabalharam arduamente para que a equipe fosse uma das grandes vencedoras da 5ª Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace), organizada pela USP. O resultado da competição foi anunciado nos dias 16 e 17 de março, na Escola Politécnica.

O grupo desenvolveu um dispositivo eletroquímico (pilha) que recicla o amaciante reativando suas reações químicas na fibra têxtil. O quaternário de amônio, responsável pela maciez das roupas, é uma substância altamente tóxica. Com a invenção, as ex-alunas do curso Técnico de Química esperam diminuir a produção de amaciantes e substituir o quartenário de amônio por óleo de babaçu.

Ao lado de mais oito equipes, as estudantes representarão o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada em novembro, na cidade de Albuquerque, nos Estados Unidos.

A mostra é uma das maiores competições pré-universitárias do mundo. No evento são esperados cerca de 1.400 jovens de mais de 40 países que competirão por bolsas de estudo e mais de 4 milhões de dólares em prêmios.

A Chefe de GabinEtec do Centro Paula Souza, Elenice Belmonte de Castro, ressaltou a importância do desenvolvimento de projetos em feiras internas ou regionais: “É uma satisfação muito grande ver este resultado, tendo em vista o número de inscrições que a feira recebeu do país inteiro”. Para a mostra deste ano, a Febrace recebeu a inscrição de 948 projetos.

Outro projeto premiado foi o da equipe da Etec Trajano Camargo, de Limeira, que desenvolveu produtos para a saúde do corpo, a partir da argila vermelha: “Nós não esperávamos que o trabalho fosse escolhido. Vamos fabricar novos produtos para expor em Novo Hamburgo”, festeja a aluna Laís Barana. Junto com o seu grupo, a estudante participará da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia que acontecerá de 5 a 10 de novembro, no Rio Grande do Sul.


Alunas da Etec Trajano Camargo, de Limeira,
mostram seus produtos para a saúde do corpo,
durante a Febrace 2007

site melhor visualizado em 800x600 e I.E. - © Copyright 2002, Centro Paula Souza