site do Governo de São Paulo
Quem Somos
  Perfil e histórico
Secr. Desenvolvimento
Parcerias
Departamentos
Etecs
  Cursos
Escolas
Vestibulinho
Projetos
Enem
Regimento Comum
Fatecs
  Cursos
Faculdades
Vestibular
Concursos
Projetos
Enem
Telecurso TEC
Ensino Básico
Pós-graduação
  Geral
Lato Sensu
Stricto Sensu
Ensino a Distância
Trabalhos Acadêmicos
Avaliação
  Observatório Escolar
SAI
Projeto Caminhar
Produção Didática
  Livros e Software
Guia da Internet
Notícias
  Releases
Clipping
Capacitações
Licitações
  Concorrência Pública
Convite
Pregões
Tomadas de Preços
   
Fale Conosco
   
 
foto: Glauder Bernardino Projeto MSDNAA Centro Paula Souza
O projeto MSDNAA Centro Paula Souza vai beneficiar alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs), nas áreas de informática e web design. Vai oferecer gratuitamente programas educacionais, por meio de conteúdo didático e suporte técnico, além do programa acadêmico MSDNAA, que dá acesso a ferramentas de desenvolvimento de software para uso educacional e de pesquisa.
 
Veículo Submersível Não Tripulado (VSNT)
Um grupo de professores pesquisadores da Fatec Jahu desenvolveu um equipamento que capta e armazena imagens submersas. Trata-se de um submarino operado à distância, ideal para uso em inspeção de obras civis submersas, de embarcações avariadas e no auxílio em resgates de embarcações naufragadas. Empresas concessionárias de rodovia, ferrovia, energia e navegação, portos, terminais fluviais e marítimos são potenciais clientes dessa tecnologia.
 

Robótica e Comando Numérico Computadorizado
Rebitar, pintar, soldar, aplicar cola e transportar peças. Tudo isso pode ser feito pelos robôs programados por alunos nos laboratórios da Fatec-SP. Além destas máquinas, o laboratório é equipado com sEtec estações CAD/CAM, 13 estações CAD, sete tornos CNC e cinco fresadoras CNC, ambos controlados por computadores. Estes recursos permitem aos alunos ter a base necessária para programação de robôs e operações em comandos numéricos computadorizados em empresas de alta tecnologia.

Tecnologia de Ponta
Na Fatec Sorocaba, a tecnologia se equipara e até mesmo supera os
recursos do setor produtivo. Os alunos trabalham com o software MDA (Mechanical Design Automation), específico para automação de projetos mecânicos. E, como o estudo de tecnologia está ligado ao intercâmbio de informações, a faculdade implantou uma sala de teleconferência onde 60 pessoas podem assistir a palestras de qualquer parte do mundo.

Laboratório Móvel de Informática
Instalado em um ônibus equipado com 15 microcomputadores, o laboratório móvel percorre todo o Estado de São Paulo dando treinamento em escolas, empresas e nas comunidades regionais. Os cursos variam do básico a áreas especializadas de informática. O projeto é uma parceria entre a Fatec Sorocaba e as empresas do setor de autopeças Luke do Brasil e INA.
 

Eventos
A formação e a atualização dos tecnólogos do Centro Paula Souza são garantidas por eventos, seminários e feiras, organizados freqüentemente nas 14 Fatecs. Tradição na Fatec São Paulo, o Congresso de Tecnologia promove a aproximação entre estudantes, comunidade acadêmica, profissionais e empresas produtoras de tecnologia. Durante o evento, acontecem palestras, cursos e uma exposição tecnológica. Além disso, o Programa de Atualização Tecnológica e as Semanas de Tecnologia trazem, para estudantes e professores, cursos, palestras e workshops de

profissionais de várias áreas da tecnologia.

site melhor visualizado em 800x600 e I.E. - © Copyright 2002, Centro Paula Souza