site do Governo de São Paulo
Quem Somos
  Perfil e histórico
Secr. Desenvolvimento
Parcerias
Departamentos
Etecs
  Cursos
Escolas
Vestibulinho
Projetos
Enem
Regimento Comum
Fatecs
  Cursos
Faculdades
Vestibular
Concursos
Projetos
Enem
Telecurso TEC
Ensino Básico
Pós-graduação
  Geral
Lato Sensu
Stricto Sensu
Ensino a Distância
Trabalhos Acadêmicos
Avaliação
  Observatório Escolar
SAI
Projeto Caminhar
Produção Didática
  Livros e Software
Guia da Internet
Notícias
  Releases
Clipping
Capacitações
Licitações
  Concorrência Pública
Convite
Pregões
Tomadas de Preços
   
Fale Conosco
   
 
foto: Glauder Bernardino Projeto MSDNAA Centro Paula Souza
O projeto MSDNAA Centro Paula Souza vai beneficiar alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs), nas áreas de informática e web design. Vai oferecer gratuitamente programas educacionais, por meio de conteúdo didático e suporte técnico, além do programa acadêmico MSDNAA, que dá acesso a ferramentas de desenvolvimento de software para uso educacional e de pesquisa.
 
Internet
Projeto de melhoria da qualidade da educação por meio do acesso a conteúdos educacionais e otimização da Internet
Voltado para consolidar e otimizar o uso da informática como ferramenta complementar do ensino presencial, além de promover a inserção digital, o projeto vai beneficiar aproximadamente 15 mil alunos e 500 professores de 30 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), localizadas em 21 municípios do Estado de São Paulo.

Projovem
Programa de formação de jovens empresários rurais
Voltado para jovens de origem rural (filhos de assentados, de pequenos proprietários ou de empregados em propriedades agropecuárias) que não concluíram o ensino formal, o Projovem prepara empreendedores rurais. O objetivo é capacitar os jovens para dirigir seus negócios de forma competitiva e aumentar o nível de renda de suas famílias, favorecendo a permanência dessa
população no campo. Cerca de 200 jovens, distribuídos por oito núcleos no Estado de São Paulo, são atendidos pelo programa, que foi elaborado por um grupo de trabalho formado por representantes do Centro Paula Souza e por docentes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP. Um dos fatores do sucesso dessa iniciativa é a pedagogia da alternância, metodologia de ensino em que o aluno passa parte do tempo na escola e parte do tempo aplicando seus conhecimentos em casa, nas plantações da família ou em um pedaço de terra em que possa executar seu projeto de classe. Dessa forma, o curso tem como base a realidade de cada aluno, que traça seu plano de trabalho a partir dos problemas e das necessidades de sua propriedade ou de seu cotidiano.

Cooperativa - Escola
As cooperativas das escolas técnicas são empresas constituídas juridicamente que têm como cooperados alunos, professores e funcionários. Na cooperativa-escola, o estudante tem a chance de assimilar todas as etapas do processo produtivo, da produção ao gerenciamento e à comercialização, aspectos de grande importância na formação do técnico agrícola. Cerca de três mil alunos de 30 escolas agrícolas participam das cooperativas, que prestam serviços
à comunidade, por meio de cursos para trabalhadores rurais ou pela comercialização de mudas ou da produção excedentes. Com as cooperativas-escolas, vários projetos foram viabilizados, resultando em recursos financeiros que garantem a manutenção e a conservação de vários setores das escolas. Em Jaú, a Cooperativa da Etec Prof. Urias Ferreira obteve o registro do SISP (Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo), uma exigência da Secretaria de Agricultura, garantia de qualidade dos produtos. Outro exemplo de bons resultados é a cooperativa da Etec Paulo Guerreiro Franco, de Vera Cruz, que desenvolveu uma nova técnica para a produção das mudas de maracujá.

Piscicultura
O Projeto Piscicultura estimula e capacita alunos e produtores para a criação de alevinos, pela reprodução induzida em laboratório, e para a produção e comercialização de peixes no Estado de São Paulo. A Etec Padre José Nunes Dias, de Monte Aprazível, serve como sede para o treinamento de professores e alunos de outras Escolas Agrícolas. O objetivo do projeto é resgatar a história do ensino técnico no Estado de São Paulo.
O grupo de pesquisadores, formado por alunos e professores das Etecs, recolhe não apenas fotos, mas livros antigos, fichas de alunos, boletins, cadernos e equipamentos que muitas vezes ficam esquecidos em depósitos. Os documentos compõem um acervo e dão subsídios para a formação de um banco de dados sobre o Centro Paula Souza.

Historiografia
O projeto Historiografia, iniciado em 98, está sendo desenvolvido em parceria com o Centro de Memória da Faculdade de Educação, da Universidade de São Paulo, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

 

Enfermagem
O programa de Assistência Domiciliar em Enfermagem é resultado de um convênio do Centro Paula Souza com prefeituras de municípios do Estado. Grupos de alunos do curso Técnico em Enfermagem, sob a supervisão dos professores, dão a assistência necessária para famílias carentes nos respectivos municípios. O trabalho dos alunos vai desde de limpeza em ferimentos, tratamento de queimaduras, aplicação de remédios e, o mais importante, dão

orientação para as famílias atendidas, diminuindo os riscos de infecção e de internação.

site melhor visualizado em 800x600 e I.E. - © Copyright 2002, Centro Paula Souza